Blog da Chris

Rosalba se apossa de conquista do Estado

Do Blog do Carlos Santos 

Prefeita volta a utilizar conquista do governo estadual como mérito indevido de sua administração

Se a administração Rosalba Ciarlini (PP) fosse ser punida por propaganda enganosa, certamente estaria seriamente endividada. Seria difícil cobrir tantas multas. Talvez tivesse que fechar de vez.

Um caso clássico de teimosia e reincidência é em relação à retomada de voos comerciais no Aeroporto Dix-sept Rosado, iniciada nesta quarta-feira (13).

Filmete espalhado nas redes sociais tenta ludibriar quem não está bem-informado com “realização” indevida (Foto: BCS)

Antes do pouso da aeronave da Azul Linhas Aéreas à tarde de hoje no aeroporto local, a Comunicação da municipalidade pulverizou nas redes sociais um filmete enumerando “cinco” realizações da prefeitura neste mês de junho.

Sem qualquer constrangimento exalta, ao final, justamente o voo da “azul” (sic).

A iniciativa, com toda diligência burocrática, custo de reaparelhamento do aeroporto e alcance da certificação para voos comerciais, coube ao Governo do RN, gestão Robinson Faria (PSD). Sua peleja começou ainda em 2015. Essa é a verdade cristalina.

Ao final de janeiro de 2017, Rosalba listava série de “realizações” abstratas e incluía voo da Azul (Foto: Arquivo BCS)

A informação inverídica não é caso de distração, mas de má-fé mesmo. Ano passado, o governo municipal já incluíra entre suas “obras” no primeiro mês (janeiro), o voo da Azul.

O que ficou em maior evidência, entretanto, foi um vídeo tosco e burlesco espalhado nas redes sociais por sua Comunicação. Nele, a prefeita ao telefone falava com uma amiga, identificada como “Betinha”. No diálogo, avocava para si o feito de algo que não se confirmara e não lhe cabia. Mas prometia que logo sua interlocutora voaria de Recife para Mossoró com a volta dos voos comerciais.

O vídeo viralizou como se fosse esquete de comédia de situação (Sitcom). A pantomima ficou tão jocosa e emblemática, que uma agência de viagem local aproveitou o ‘gancho’ para divulgar em abril deste ano a venda de passagens da Azul, com o seguinte título: “Betinha já não aguenta mais esperar (veja AQUI)”.

Aeroporto foi interditado no Governo Rosalba

Quando foi governadora (2011-2014), Rosalba conseguiu o inverso do que pretende se apossar agora. O aeroporto foi fechado por não atender a 44 exigências impostas por fiscalização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que sua administração não atendia.

O aeródromo mossoroense só foi reaberto com intervenção do então deputado federal Henrique Alves (MDB), atropelando até restrições apresentadas pela Anac, relativas à segurança.

O “feito” virou uma propaganda enganosa sem qualquer escrúpulo.

Propaganda em 2011 mentia e escondia o próprio desleixo da “Rosa” com o aeroporto de sua cidade (Foto: arquivo BCS)

Foi espalhada na imprensa e nas incipientes redes sociais da época, que a reabertura do Aeroporto Dix-sept Rosado fora uma realização do Governo Rosalba Ciarlini. Omitiu-se o que dera causa à interdição: o seu desleixo com esse equipamento aeroportuário, justamente em sua terra natal – Mossoró.

Fake News” e política de governo

A então governadora esqueceu – como ocorre agora em relação ao governador Robinson Faria – de atestar quem tinha sido o real responsável pela conquista: deputado Henrique Alves, com suas influências em Brasília.

Produzir inverdades e se apropriar de feitos alheios, como esse curto retrospecto disseca, não são situações isoladas. Parece uma política de governo e governos da “Rosa”. O episódio da interdição do aeroporto em 2011 é uma amostra de que o “fake news” pode ter sido inventado àquele tempo, como sinônimo de mentira oficial.

Mas em meio a tanto malabarismo com a verdade, pelo menos um alento: há informação de que dona “Betinha” está em Mossoró. Ela veio no voo inaugural da Azul Linhas Aéreas. A notícia merece apuração. Não podemos confirmar.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Twitter