Do Blog do Carlos Santos
Ninguém espere que o Aeroporto Dix-sept Rosado de Mossoró tenha certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e outros órgãos técnicos, para poder operar comercialmente à plenitude, ainda este ano. Se não houver nenhum contratempo, talvez se materialize no próximo ano.
Quem falou das dificuldades enormes que existem pela frente, mas transponíveis, foi o consultor Victor Hugo de Carvalho Silva.
Rútilo Coelho, Ruy Gaspar, deputado Souza, Consultor Victor Hugo, ex-vereador Genivan Vale, administrador do aeroporto Diomar Freire (Foto: cedida)
Ele é proprietário da empresa que deverá administrar o Aeroporto Dix-sept Rosado, contratada pelo governo estadual (veja AQUI), a Consultaer Consultoria e Administração Aeroportuária. Também cuidará das providências técnicas que o viabilizem ao uso comercial.
O consultor disse que será o “maior desafio” de sua vida profissional, mas viável, durante reunião à noite dessa segunda-feira no Hotel Thermas. O encontro reuniu o empresariado local interessado na viabilidade comercial desse equipamento e representantes do setor público.
Victor Hugo desembarcou na cidade com o secretário de Estado do Turismo, Ruy Gaspar.
DECEA
Amanhã (quarta-feira, 9), uma comitiva estará em Recife (PE) para tratar de questões técnico-burocráticas no Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), como uma das etapas preliminares à certificação.
Devem integrar a comissão, o consultor Victor Hugo; o deputado estadual Manoel Cunha Neto (PHS), o “Souza”, que tem acompanhado o caso e promoveu audiência pública para reativação do aeroporto; e o diretor do Hotel Thermas de Mossoró, Gabriel Barcelos, um dos principais articuladores da união empresarial para fortalecimento do turismo na região.
Hoje (terça-feira, 8), pela manhã, o consultor e outros participantes da reunião vão fazer uma inspeção no aeroporto e levantar in loco os principais gargalos existentes ao seu uso comercial.
Participação
A Anac chegou a listar em relatório oficial, mais de 40 exigências de pequena e grande dificuldades.
Participaram ainda da reunião, representantes do Sebrae, da Associação Comercial e Industrial de Mossoró (ACIM), do Sindicato do Comércio Varejista (SINDIVAREJO), da Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró (CDL) e secretário do Desenvolvimento Econômico do Município Lahyrinho Rosado (PSB), ex-vereador Genivan Vale (PDT), administrador do aeroporto Diomar Freire, entre outros.