Blog da Chris

PC do B decidirá no domingo quem será o vice de Fátima Bezerra. Gutemberg Dias reúne melhores condições.

Gutemberg Dias (Foto: publicação)

A definição quanto ao candidato a vice-governador na chapa encabeçada pela senadora Fátima Bezerra (PT) deverá acontecer no próximo domingo, dia 08. Inicialmente foi anunciado que a escolha caberia à própria senadora, dentre os quatro nomes sugeridos pelo PC do B, partido que indicará o vice. Notícias mais recentes, entretanto, informam que a escolha partirá do próprio partido.

Concorrem à indicação o empresário e professor universitário, Gutemberg Dias; o notário de Parnamirim, Airene Paiva; o procurador do Estado e presidente do PC do B, Antenor Roberto; e o ex-secretário estadual de Esporte e Lazer, Canindé França.

Dentre os nomes postos, a escolha mais racional é pelo nome de Gutemberg Dias. Três são as razões principais: (01) representa o segundo maior colégio eleitoral do estado, inclusive com votação expressiva nas últimas eleições, quando se candidatou a prefeito, conseguindo dobrar a votação tradicional da esquerda na cidade; (02) ter boa aceitação no meio acadêmico, sendo um bom nome para representar a forte categoria dos professores universitários; e (03) ter excelente trânsito no meio empresarial, onde atua no ramo da geologia e também no da publicidade. Soma-se a tudo isso o fato de Gutemberg Dias ter perfil conciliador e sereno. Nem de longe é um político radical, muito pelo contrário, tem boa convivência com todos os estratos sociais.

Os demais nomes também têm seus méritos. Airene Paiva tem força política em Parnamirim, inclusive é o mentor político do deputado estadual Carlos Augusto Maia; Antenor Roberto tem a direção estadual do partido, o que pode fazer o diferencial quando se trata de uma sigla que tem certo caráter centralizador; já Canindé de França possui grandes qualidades enquanto pessoa, sobretudo na luta por questões humanitárias, mas politicamente não agrega muito.

A seguir a lógica e a visão política, não se deve nem pestanejar, o nome certo é o do geógrafo Gutemberg Dias. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Twitter