A OAB é composta por um Conselho Federal, que centraliza as decisões em todo o país, se constitui como órgão supremo da Instituição, onde serão tomadas todas as deliberações nos casos em que convêm recorrer a instâncias superiores. Sua primeira sessão preparatória foi realizada em 6 de março de 1933. O órgão é composto por 162 membros, entre titulares e suplentes, que são eleitos nas chapas seccionais.
No pleito de 2021, Mossoró está fazendo história novamente. Isso porque a chapa encabeçada pela advogada Vânia Furtado indicou Mariana Bezerra para concorrer a uma vaga no Conselho Federal pela chapa OAB NO RUMO CERTO, do atual Presidente da OAB/RN Aldo Medeiros; caso seja eleita, ela será a advogada mais jovem da história da OAB a ocupar esse cargo.
Mariana Bezerra tem 30 anos de idade, é advogada militante desde 2015, professora universitária, especialista em Direito Penal, Constitucional e Administrativo, mestranda em Direito pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido e atual Vice-Presidente da Comissão da Mulher Advogada, subsecção de Mossoró. Mariana se propõe a ser a voz da nova advocacia no Conselho Federal da OAB.
A escolha de Aldo e Vânia demonstra a valorização dada à nova advocacia, e a necessidade de propiciar espaços de voz e representatividade; garantindo, dessa forma, que os pleitos da classe cheguem efetivamente no âmbito nacional de debate e decisão.
“O que estamos fazendo em Mossoró, com Vânia Furtado, e no Rio Grande do Norte, com Aldo Medeiros, se constitui como um dos passos mais importantes que a nova advocacia já pôde dar em um pleito da OAB e é um recado para quem está começando: nós podemos chegar onde desejamos, esse espaço também é nosso”, afirmou a advogada Mariana Bezerra.
As eleições ocorrerão no dia 19 de novembro.