Blog da Chris

Deputado Nélter Queiroz quer mudar o nome da UERN. Será o ócio da Quarentena?

(Foto: publicação) 

O deputado estadual Nélter Queiroz (MDB), por certo sem ter muito o que fazer nesta quarentena, apresentou o projeto de Lei nº 183/2020, intentando mudar o nome da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Pelo projeto, a entidade passaria a se chamar Universidade Estadual Doutor Raimundo Soares.

 

A publicação saiu no Diário Oficial Eletrônico da Assembleia (DOE) na quinta-feira, 10 de julho.

 

O documento afirma que foi uma sugestão do Pe. João Medeiros, membro do Conselho Estadual de Educação.   

 

A justificativa é que Raimundo Soares de Souza, prefeito de Mossoró no período de 1963-1968, foi o fundador da universidade, e nada mais justo homenage-lo no ano de seu centenário.

 

O intento, por demais inoportuno, diga-se, pegou toda a comunidade, acadêmica e civil, de surpresa.     

 

Tudo isso feito na surdina, sem sequer consultar os membros da academia. É um absurdo”, disse um professor ao blog.

 

Em nota, assinada pelo reitor Pedro Fernandes e a vice-reitora Fátima Raquel, eles afirmaram que a instituição se consolidou através de uma coletividade, fruto do trabalho, abnegação e empenho de muitas pessoas, e que não cabe uma personificação.

 

Em cinquenta e um anos de atuação em favor da sociedade, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Uern consolidou-se como patrimônio vivo do povo norte-rio-grandense, sendo uma construção coletiva, fruto do trabalho, abnegação e empenho de muitas pessoas”.

Entendemos que patrimônio social com esta envergadura não cabe numa personificação. Uma universidade construída há mais de meio século tem sua história carregada de nomes que, ao perfil de cada um, fazem parte do que ela é hoje, e que juntos estão presentes simbolicamente em tudo que representa o nome da Universidade“.

E mais: posicionaram-se contra a mudança de nome, apesar de reconhecer a importância de Raimundo Soares para a instituição.

Por isso defendemos a manutenção desta história e discordamos do Projeto de Lei 0183/2020, de autoria do deputado estadual Nelter Queiroz (MDB)”.

É inegável para a Uern a importância histórica do ex-prefeito de Mossoró (1963-1968), advogado Raimundo Soares de Souza, responsável pela assinatura da Lei Municipal 20/68 que implantou a URRN, nascedouro da nossa instituição…”.

Nota da Chris:

Como estamos falando de instituição acadêmica, uma corrente filosófica defende o ócio como pré-requisito para a produção intelectual, o chamado ócio criativo. Ocorre que nem sem sempre essa produção é positiva e edificante, vide o caso acima.

Acompanhe o Blog da Chris pelo Instagram.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Twitter