O líder da oposição, o ex-médico cubano, agora vereador, afirmou nesta terça-feira, 06, que servidores públicos, especificamente os dentistas, quebram aparelhos da saúde só para atingir o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil)
O CRO-RN publicou Nota de Repúdio e vai oficializar à presidência da Câmara Municipal de Vereadores de Mossoró para que o vereador “Dr. Cubano”, que fez acusações contra os profissionais de Odontologia do município
apresente as provas, repudiando o discurso que atinge toda a categoria.
Leia nota na íntegra:
O CRO-RN (Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte), autarquia federal responsável pela fiscalização do exercício da Odontologia em todo o Estado, manifesta seu veemente repúdio às declarações proferidas pelo vereador Yoanis Infante Rodrigues, conhecido como “Vereador Dr. Cubano”, na tribuna da
Câmara Municipal de Mossoró/RN, na sessão do dia 30/04/2025, em que afirmou, de forma irresponsável e leviana, que fez uma visita a uma UBS de Mossoró e “tinha aquela demanda de que aquela ‘canetinha’ do dentista não prestava, que a autoclave não prestava, mas o próprio profissional estava praticamente desligando o autoclave e fazendo quebrar as ‘canetinhas’ para não trabalhar”.
A fala do parlamentar, além de desrespeitosa e sem apresentar provas, atinge diretamente a honra, a dignidade e a reputação dos profissionais da Odontologia (Cirurgiões-dentistas e Auxiliares -TSBse ASBs), sugerindo a prática de atos deliberados de sabotagem e má conduta ética por parte dos mesmos. Tais alegações, sem nominação dos profissionais, configuram crime de calúnia previsto no artigo 138 do Código Penal Brasileiro, por imputar falsamente a profissionais da saúde a prática de conduta criminosa.
O CRO-RN ressalta que os cirurgiões-dentistas, ASBs e TSBs do Rio Grande do Norte, em especial os que atuam no serviço público, exercem suas funções com dedicação, responsabilidade e extremo zelo pela saúde da população. Ao lançar acusações graves, sem apresentar qualquer comprovação, o referido vereador demonstra não apenas desprezo pela ética e pelo devido respeito institucional, mas também contribui para o descrédito injustificado de uma classe profissional essencial ao bem-estar da sociedade.
O Conselho tomará todas as medidas cabíveis para resguardar a honra da Odontologia potiguar e de seus profissionais, inclusive avaliando juridicamente as providências legais a serem adotadas em face das declarações.
O CRO-RN reafirma o compromisso com a ética, com a valorização da Odontologia e com a defesa intransigente de todos os profissionais que diariamente contribuem com sua ciência e dedicação para a saúde bucal da população norte-rio-grandense.
Natal, o6 de maio de 2025.
Jane Suely de Melo Nóbrega
Presidente do CRO-RN


