Blog da Chris

Coluna da Chris

Imparcialidade ou perseguição?

O jornalista Neto Queiroz fez uma análise em seu blog na última quinta-feira, 09, sobre as gravações feitas pela Polícia Federal envolvendo familiares do ex-ministro Henrique Eduardo Alves. O blog da Chris transcreve a postagem na íntegra, por achá-la uma das mais justas e centradas que já lemos acerca do assunto. Vejam:   

Tenho visto nos últimos dias uma série de gravações feitas pela Polícia Federal que envolvem o caso do ex-deputado Henrique Alves.

Gravações envolvendo a esposa de Henrique, uma filha de Henrique e o senador Garibaldi Filho. Monitoraram até o carro oficial do Senado em que anda Garibaldi.

De tudo que ouvi nas gravações, de tudo que li nas degravações, fiquei com a sensação de que existe algo errado.

Não vi nada que indicasse crime, não ouvi uma prova, algo que indicasse ilegalidade. São conversas da esposa com Garibaldi, da filha com Garibaldi, tratando da situação jurídica de Henrique. Conversas familiares e privadas que não indicam crime.

Explico logo ao leitor que não estou aqui com procuração para defender Henrique, acho que se ele cometeu crimes, deve pagar. Mas estas gravações expostas ao público como foram, não provam nada e são uma afronta ao estado de direito.

E qual o sentido dessas gravações irem parar na mídia? Só posso entender que existe uma lamentável tentativa de manipular a opinião pública. Num momento em que dois habeas corpus de Henrique estão para ser julgados, faz-se pressão através da opinião pública.

Numa gravação, Laurita, a esposa, fala com Garibaldi sobre uma reunião marcada. Provavelmente na casa do ex-presidente José Sarney.

Noutra, Garibaldi agenda com a filha de Henrique passar num determinado local para pegá-la e leva-la para a tal reunião. O carro de Garibaldi é seguido nas ruas.

Numa outra gravação, a filha de Henrique fala que o pai reclamou que o banho era com água fria na cadeia onde se encontra. E a filha fala que o pai vai se desligar do PMDB para convencer os magistrados que vão julgar o habeas corpus, de que ele não tem nenhuma influência mais no partido.

E ainda numa outra gravação a filha fala com alguém sobre a expectativa e ansiedade do julgamento do habeas corpus e que Henrique estaria mais animado com a possibilidade de ser solto.

Ouvindo as gravações fiquei à procura das evidências de que tais conversas se constituíram em crimes. Não achei nada disso.

Enquanto isso, a mídia inteira divulgando as gravações como se fosse a prova cabal que Henrique na prisão está manipulando as decisões judiciais.

Para mim fica claro que o que está por trás de tudo isso é uma tentativa de manipulação da opinião pública, pintando-se o monstro com as cores mais horríveis possíveis.

É uma tentativa de condenação precoce por pressão da opinião pública.

Entendo que a suspeita levantada foi de que Garibaldi e seus familiares procuraram Sarney com a tentativa de pressionar magistrados ou cortes superiores que iriam julgar o HC de Henrique. Mas, não há prova disso nas gravações. Apenas indícios, ilações e suposições.

Digo tudo isso para seguir para o ponto que pretendo chegar.

Não defendo a inocência de Henrique, mas sou contra qualquer tipo de desvio ou artimanha, fora do devido processo legal, para condená-lo. A exposição pública de conversas familiares, sem que haja qualquer indício de crime, é um golpe baixo.

O que defendo é que não abramos concessões nos direitos e garantias fundamentais do cidadão, previstos na Constituição, só porque desejamos ver condenado um “notório” culpado.

Porque se acharmos que podemos fazer concessões na lei para podermos condenar os maus, então amanhã não podemos reclamar quando esses desvios alcançarem um parente nosso ou a nós mesmos.

Punição para os culpados. Mas dentro da lei. Obedecendo as regras, com as devidas provas.

Quando aceitamos o “jogo” de que o fim justifica os meios, então somos todos bandidos, estamos à margem da lei.

É assim com os homens

O novo diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segóvia, tem relações íntimas com vários políticos corruptos, a começar pelo ex-presidente José Sarney, que o indicou para o cargo. Já passaram até carnavais juntos. Mais um indício de que a Lava-Jato caminha a passos de guepardo para o seu final.

Você decide…

A cúpula da Rede Globo chamou o apresentador Luciano Huck aos carretéis. Avisaram que se ele tem mesmo pretensões políticas deverá sair da emissora até dezembro, sem volta. A informação está na Veja desta semana.

Cultura e lazer

(Foto: publicação)

Foi inaugurado ontem o Espaço Cultural Eliezer Ferreira, que funcionará no Posto Planalto, na Avenida Presidente Dutra. A ideia é transformar o local num ponto de encontro para quem gosta de ler, de cantar e também de divulgar sua arte.

No local há mesas de estudo e computadores com acesso à internet. Quem quiser, pode doar livros para o projeto. Vale frisar que o acesso aos equipamentos e livros, bem como ao local, são totalmente gratuitos.

Assim, quando você quiser passar uma tarde lendo, por exemplo, tem mais esta opção de espaço.

Bem vinda, Maria Sophia!

(Foto: publicação)

Nasceu na última sexta-feira, 10, Maria Sophia filha dos amigos Ítalo Lemos e Hissa Pereira, que estão radiantes. Não é para menos… 

Os irmãos Guilherme e Maria Helena também vibram com a chegada da pequena Sophia. Deus a abençoe grandemente.   

Volkswagen

Os empresários Edmur Rosado e Singrid Marcelino recepcionaram no último sábado, 05, clientes e amigos, no Partage Shopping Mossoró, para lançamento do novo modelo do Polo 2018, da montadora alemã Volkswagen.

Na oportunidade, os convidados assistiram a um curta metragem sobre o novo carro, em uma das salas do Multicine, uma ideia genial, diga-se, além de realizar um teste drive no novo carro, que já é líder de vendas da marca, e que está um espetáculo. Vale muito a pena um test drive.

Fotos: Eduardo Kennedy.

De Volta…

As concessionárias Suzuki e Mitsubishi estão de volta a Mossoró. Tudo Novo. Desta vez sob o comando de Glauber e Karol Azevedo, do Grupo Strada. Na próxima terça-feira, 14, às 19h30, recepcionam convidados para apresentar as novas Doro Suzuki e Nikkei Mitsubishi, que funcionarão na avenida Lauro Monte 1010. O blog agradece a gentileza do convite e antecipa os desejos de sucesso aos amigos nos novos empreendimentos. Avante!   

Samanaú

(Foto: publicação)

Dadá Costa e Neísa Fernandes (proprietários da Samanaú) estão em terras lusitanas, e por lá ficarão por um mês. Além de visitar à Feira Nacional do Cavalo, na Golegã, a viagem tem um motivo especial: comemorar os 80 anos de Ridalvo Costa, irmão de Dadá. Daqui nossos parabéns ao aniversariante.

Playlist

Entre os lançamentos da semana estão as músicas: “Pérola Negra” (Gal Costa); “Zoio De Lula” (Charlie Brown Jr.); “Amor. Amor, Amor” (Jennifer Lopez/Wisin); “Na Luz do Som” (Victor & Leo); “De Ninguém” (Cacife Nordestino); “Igual” (Yann) e “Eu Não Quero Mais” (Filipe Catto).

Atualize-se.

Máximas e Mínimas

“Hoje não é a tribuna que há de tomar contas do vício. É o vício que há de chamar a contas a tribuna”. (Rui Barbosa)

SOBREMESA

Caribe- Nossa amiga e leitora assídua do blog, Graça Araújo (Dadaça), saiu de cena esses dias para um cruzeiro pelas Ilhas do Caribe. Mas, continua ligada e sempre que pode, é claro, acessando o blog da Chris. Boa Viagem, querida!

Noel- O Partage Shopping Mossoró receberá o Papai Noel no próximo dia 19 de novembro, a partir das 17h. A chegada do Bom Velhinho dá início à programação de Natal do empreendimento e contará com a participação especial da vencedora do concurso ‘A Mais Bela Voz Kids’, Yanne Camille, e do grupo artístico Diocecena, com o pocket espetáculo Natalis.

Natalis- Entre os dias 23 e 26 de novembro, no Adro da Catedral de Santa Luzia, acontece mais edição do espetáculo Natalis, uma produção do Colégio Diocesano Santa Luzia. Agende desde já. 

Leitores/amigosAgradecemos a leitura deste blog aos amigos José Luiz Carlos de Lima, Vânia Azevedo Bolão e Ana Rízia Lima.  

“Dó, Ré, Mi…”- “…enquanto estou viva cheia de graça, talvez ainda faça um monte de gente feliz”. (Rita Lee)

Trilha SonoraEsta coluna foi escrita ao som dos sucessos do grande cantor, compositor, pianista e produtor britânico, Elton John. Maravilha!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Twitter