Blog da Chris

RN suspende aplicação da vacina contra a dengue do Laboratório Butantan

(Foto: publicação)

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) suspendeu temporariamente a aplicação da vacina Butantan-DV contra a dengue. A medida segue uma orientação do Ministério da Saúde. No Rio Grande do Norte não houve nenhuma notificação de reação para este imunizante.

A campanha com o imunizante Qdenga, voltada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, continua normalmente no estado.

A suspensão ocorre após o Ministério da Saúde identificar 42 casos severos em investigação e dois óbitos em análise no país. Os casos podem ter relação com a vacina produzida pelo Instituto Butantan. Entre os sintomas adversos registrados estão a simulação da dengue e, em situações severas, a ocorrência de hemorragias. Ainda não há resultado conclusivo sobre a correlação dos sintomas com o imunizante.