Do Blog do Carlos Santos
O vereador em Mossoró, Paulo Igo (Solidariedade), apresentou-se publicamente nessa quinta-feira (24) como pai do adolescente de 14 anos (nome preservado), localizado em condições subumanas numa casa no Abolição II. Após denúncia, o jovem subnutrido foi resgatado ontem (quarta-feira, 13) do ambiente em que vivia em meio a fezes, urina, lixo, restos de alimentos e mais 23 cães também em quadro precário.
O caso ganhou grande repercussão no dia passado. Desde então, nas redes sociais, a pergunta mais comum era relacionada à identidade dos pais do adolescente.
A mãe do jovem, a psicóloga Solaine Vasconcelos, acabou sendo presa. Um irmão dela compareceu diante de autoridades judiciais e levou o sobrinho, que ficou sob a guarda da avó materna. O vereador e Solaine não vivem matrimonialmente.
Polícia Ambiental, Conselho Tutelar e outras autoridades, além de entidade de proteção dos animais, entraram no caso para resgate das vítimas dessa atrocidade. Quanto à casa estava alugada há cerca de um ano, sem que locador tivesse ideia do que estaria ocorrendo em seu interior.
Veja abaixo Nota à Imprensa do vereador Paulo Igo
Como pai, cidadão e pessoa pública, sou impelido a me pronunciar sobre um fato que muito me abalou e que alcançou repercussão pública. Ontem, fui surpreendido com a notícia da localização de 23 animais e de uma criança, em uma residência no bairro Abolição II.
Nunca poderia imaginar que meu filho estivesse submetido a tal condição. Meu filho, que tanto amo e do qual há quase um ano busco, na Justiça, a guarda compartilhada e, sobre a qual, tive informação que Justiça tem tido dificuldades para intimar a mãe.
Graças a Deus, ontem mesmo estive com meu filho. Abraçamos-nos, choramos de emoção. Esse reencontro aliviou a nossa dor. Principalmente, por verificar que, apesar dos acontecimentos, ele está bem e sendo muito bem assistido na casa da avó.
Ele já está, de novo, matriculado na escola. Agora, o mais importante, a prioridade absoluta, é garantir a integridade psicológica e o seu bem estar. Espero, enfim, que tudo se resolva logo.
Para isso, suplico que entendam e respeitem esse momento; que seja preservada a nossa intimidade e evite-se pré-julgamentos. Agradeço pelas manifestações de apoio neste momento tão difícil.
Paulo Igo – Vereador
Nota da Chris:
Como bem escreveu Carlos Santos em sua postagem, é muio difícil, (todos, todos os envolvidos), explicar uma crueldade dessas. Lamentável!
Acompanhe o Blog da Chris pelo Instagram.