Do Blog do Tio Colorau
* I – O PSDB terá que desocupar o amplo e bem localizado gabinete da liderança no prédio do Senado Federal, espaço que ocupa desde 1988 e que atualmente emprega 15 pessoas. O presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), deu um prazo até 15/9 para a desocupação.
* II – O PSDB iniciou a atual legislatura com quatro senadores, mas em janeiro Mara Gabrilli (SP) saiu do partido, assim como Alessandro Vieira (SE) o fez em junho. Pelas regras da Casa, o partido precisa ter, no mínimo, três senadores para ter direito a um gabinete de liderança.
* III – O senador Styvenson Valentim, atualmente no Podemos, passou a ser a esperança do partido em voltar a ter três senadores e assim manter o gabinete. Ocorre que Valentim exigiu a liderança do partido no estado, atualmente com o deputado estadual Ezequiel Ferreira.
IV – É aí onde está o nó, vez que Ezequiel Ferreira é um nome muito forte na política paroquial. Caso ele deixe o PSDB, os dez deputados estaduais do partido podem segui-lo. Ao que parece, os líderes nacionais da agremiação não estão sabendo fazer essa costura política.