(Foto: web)
Do Blog do Tio Colorau
Amanhã, terça-feira (22), a sociedade dix-septiense, capitaneada pelo movimento estudantial, promoverá uma manifestação contra a extinção da Comarca de Governador Dix-sept Rosado, conforme prevê um projeto de Resolução que tramita no Tribunal de Justiça.
O evento será realizado em frente ao Fórum Escrivão José Aoem Estigarriga Menescal, localizado na Rua Manoel Joaquim, 15, a partir das 8h.
A sociedade dix-septiense está engajada para evitar que a comarca seja extinta, alegam sobretudo a questão territorial, vez que Governador tem o sexto maior território do estado, com 1,2 milhão de km². Além do mais tem a questão da segurança, que tende a piorar caso o Judiciário deixe de ter uma sede na cidade, o que acarretará, por consequência, o fechamento da promotoria e da Polícia Civil.
A cidade está aflita.
O evento de amanhã contará com a presença do movimento estudantil, da classe política, de comerciantes, servidores públicos, sindicatos, bem como a sociedade em geral. A luta é de todos.
OBS. Pelo projeto de Resolução em tramitação, a cidade de Governador Dix-sept Rosado deixará de ser sede de comarca e passará a integrar a Comarca de Mossoró.
OBS.2. A foto acima mostra 05 dos 10 armários de processos localizados na Secretaria Judiciária da Comarca de Governador Dix-sept Rosado. Ainda há os processos no Gabinete do Juiz e também outros com advogados e Ministério Público. Some-se ainda os processos virtuais. A soma de todos os processos atinge milhares de pessoas, muitas delas da zona rural, as quais terão que se deslocar para Mossoró a fim de dar andamento aos mesmos.
Nota da Chris:
O fechamento da Comarca de Governador Dix-sept Rosado, se assim ocorrer, será um grande retrocesso para a cidade, além de dificultar o acesso ao judiciário por parte da população mais pobre. Lamentável!