Blog da Chris

Pe. Charles Lamartine: um homem sonhador

(Foto: Célio Duarte)

O diretor-geral da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, Pe. Charles Lamartine, um educador e orador nato, prende com seus discursos leves, inteligentes, precisos.

Em sua fala, começou reforçando o compromisso social da faculdade.

“Este momento que hoje vivemos, de inauguração do nosso Centro de Práticas Múltiplas revela na verdade o compromisso social desta faculdade. Fazer prática docente e discente é um dever da universidade, é um dever de cada curso, é um dever da faculdade, mas fazê-la, com grande estilo, fazê-la com referenciamento social, fazer com o compromisso para com o povo, aí eu diria que parte da particularidade de cada um”.

“Quando essa faculdade nasceu, e quando ela começou a crescer, nós paramos como clero, como diocese, para refletir e pensar qual faculdade nós queríamos. Para nós, só valeria à pena colocar pra frente uma faculdade se de fato nosso compromisso fosse, não somente de preparar profissionais porque isso muitos já fazem. Mas, sobretudo, de preparar seres humanos para um mundo mais humanizado, para um mundo mais prospero, sobretudo em crescimento da dignidade das pessoas”, completou.

Seguiu contando um pouco da história e inauguração do prédio do Colégio Diocesano Santa Luzia, ocorrido no dia 09 de julho de 1956. Sim, antes funcionava onde hoje é o Banco do Brasil, na Praça Vigário Antônio Joaquim.

Homenagem e agradecimento

Homenageou e agradeceu ao Bispo Dom Mariano, Pe. Sátiro Cavalcante Dantas, Pe. Flávio Augusto, Pe. Demétrio, e demais profissionais envolvidos na idealização, execução e concretização do projeto.

Fez um agradecimento especial a todos os políticos do nosso estado. Nominou um a um, os que ajudaram na criação da instituição e cursos.

A Prefeitura de Mossoró, pelo empenho e trabalho feito nas imediações ao novo Centro, trabalho da Secretaria de Trânsito, da Infraestrutura.

Futuro

O final da fala do diretor chamou a atenção do Blog. Pe Charles encerra falando sobre seus sonhos para os próximos quinze anos.

“Ser padre é o maior dom de Deus na minha vida, e disso não abro mão por nada, e servir a Igreja e servir ao povo, não tenho dúvidas que é meu maior compromisso. Meu sonho é fazer crescer essa faculdade. Hoje é Faculdade católica. Quem sabe há cinco anos já não é Unicatólica do RN e daqui a dez anos não será Universidade Católica e quem sabe daqui a quinze anos não será Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Norte”.

Reforçando a afirmação que fez no programa Luz da TCM, ao padre Flávio de Melo, que não tem pretensões políticas à vista. O foco do padre Charles, pelos próximos 15 anos, é a Faculdade Católica, como ele bem destacou.   Foi claro como as águas de Maragogi.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Twitter