Blog da Chris

Operação Sertão Seguro: continua sendo ineficiente

Uma medida paliativa criada pelo Governo do Estado para o combate à violência que massacra o povo potiguar foi a Operação Sertão Seguro, que tem bases em Caraúbas e Patu e visa um trabalho ostensivo e preventivo em dezenas de Municípios do Oeste do Rio Grande do Norte.

Na prática, é aquela velha Operação Oeste com um nome diferente.

O primeiro grande problema foi que, num primeiro momento, a cúpula da Segurança Pública do Estado mandou ao Oeste policiais de outras regiões, que não conhecem nem a geografia nem os aspectos mais básicos da vida social dos Municípios oestanos.

O segundo problema foi que a gestão do governador Robinson Faria atrasou ou simplesmente não pagou diárias operacionais devidas aos policiais que participaram da Operação.

Por conta disso, a Operação Sertão Seguro ficou alguns dias desativada, pois os policiais que haviam participado da primeira fase não quiseram mais participar da segunda, porque reclamavam justamente do atraso e/ou da falta de pagamento das diárias.

Para resolver o segundo problema, o alto comando da Operação Sertão Seguro resolveu operar com policiais militares lotados nas unidades e subunidades militares da própria região. Estes, sim, conhecem bem os caminhos e descaminhos do Oeste potiguar.

Infelizmente, porém, apesar da boa vontade dos que participam da Operação Sertão Seguro, ela continua sendo ineficiente para um combate efetivo da criminalidade.

De uma vez por todas, o governador Robinson Faria precisa compreender – se é que não compreende mas se faz de desentendido – que o grave problema da violência não se resolve com medidas paliativas.

Se o governador resolver fazer concurso público para preencher lacunas gritantes na Polícia Militar e na Polícia Civil e efetivamente investir em inteligência e instrumentos de trabalho, somente então se estará começando a tentar resolver esse grave problema social.

Do contrário, medidas como essa serão apenas jogo de cena.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Twitter