Do Blog do Carlos Santos
Em sua estada em Mossoró desde o dia passado, para encontros políticos, entrevistas e contatos com interlocutores diversos da sociedade, o ex-prefeito natalense Carlos Eduardo Alves (PDT) reservou tempo especial para o professor e ex-dirigente pedetista histórico Anchieta Alves.
O bate-papo foi na casa de Anchieta à manhã dessa quinta-feira (19).
Loquaz, de memória privilegiadíssima e profundo conhecimento da política nativa, estado e país, Alves botou à mesa para Carlos um retrospecto do pedetismo-trabalhismo, campanhas históricas em Mossoró, RN e país, além de impressões da conjuntura atual.
– Espere aí só mais dez minutos – ponderou algumas vezes Carlos Eduardo, quando cobrado por um assessor para ir embora, em face de outros compromissos já agendados.
Prometeu voltar em no máximo duas semanas, para dar sequência à resenha. O tempo foi pouco, constatou.
Anchieta Alves mantinha há vários anos um encontro político diário, em fins de tarde, à sua calçada no bairro Nova Betânia, onde recebia amigos e visitantes de todos os matizes políticos. A pandemia interrompeu essas reuniões, num espaço que os interlocutores batizaram por “Senadinho”.
Nota da Chris:
Como bem escreveu o jornalista Carlos Santos, uma retrospectiva da política do país, do estado e de nossa cidade, com episódios acorridos em décadas passadas.
Carlos também contou fatos do pedetista Leonel Brizola. O ex-prefeito estava presente ao comício das Diretas Já, ocorrido no Rio de Janeiro em 10 de abril de 1984. Era um então estudante na capital fluminense.
Lembrou-se de políticos, artistas presentes ao evento, do discurso de Leonel Brizola, e também do momento em que Milton Nascimento cantou Coração de Estudante para mais de um milhão de pessoas.
“Foi dos momentos mais emocionantes que presenciei em minha vida”, disse Carlos.
Foram quase duas horas de uma conversa leve, descontraída… com muita história, boas memórias. Uma maravilha.
Foi um prazer recebê-lo. Volte sempre!
Acompanhe o Blog da Chris pelo Instagram.