Blog da Chris

Inicia hoje lockdown em Patu

(Foto: publicação/Agora RN) 

Diante do aumento significativo do número de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus no Município de Patu, o prefeito Rivelino Câmara (PMDB), através do Decreto nº 54, de 13 de agosto de 2020, publicado no Diário Oficial de 14.08.2020, decretou a medida extrema do isolamento social rígido e do confinamento social e coletivo obrigatório, o popular “lockdown”.

A medida começa a vigorar em Patu de hoje, (19) e seguirá até o dia 26 de agosto, e permitirá apenas o funcionamento de supermercados, mercantis e mercearias, padarias e panificadoras, farmácias e drogarias, serviços funerários, serviço de fornecimento de energia elétrica, revenda de gás butano, provedores de internet, postos de combustíveis e borracharias, todos devendo obedecer a regras de segurança sanitária.

Patu foi o primeiro Município do RN a tornar obrigatório o uso de máscara de proteção facial, medida que continua em vigor.

Regras  

Durante o período de 19 a 26 de agosto de 2019, estará proibida a venda de bebidas alcoólicas, e a obrigação geral de permanência domiciliar somente será flexibilizada por deslocamentos necessários, como ir ao trabalho, sair para comprar alimentos ou medicamentos ou se dirigir para cuidados de idosos e pessoas do grupo de risco.

O fluxo de entrada de pessoas de outros Municípios também será controlado, e são poucas as exceções para o ingresso em Patu de quem chegue de fora, pois inclusive pousadas e hotéis estarão fechados.

Quem mora em Patu, somente se descolará para outros Municípios para atendimentos de saúde ou em razão de atividade profissional.

A Secretaria Municipal de Saúde, a Vigilância Sanitária Municipal, a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar cuidarão da fiscalização das normas do “lockdown” patuense, cabendo à Polícia Civil instaurar os procedimentos criminais de quem venha a descumprir as normas gerais de saúde, sem prejuízo das sanções administrativas que o próprio Município poderá aplicar, como multa, apreensão de mercadorias sem comprovação fiscal e até a suspensão ou o cancelamento de alvarás de funcionamento de estabelecimentos comerciais.

Segundo o prefeito Rivelino, a medida objetiva salvar vidas e proteger a população do novo coronavírus, na medida em que, segundo disse, durante o período de isolamento social rígido haverá um controle mais efetivo das autoridades de saúde sobre a situação da Covid-19 no Município, além da desaceleração da transmissão do coronavírus, que espera acontecer.

Outros Municípios que adotaram semelhante medida obtiveram excelentes resultados no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, com absoluto controle da situação. Alguns Municípios até zeraram a fila de pacientes de Covid-19 em tratamento, e outros passaram a ter um número reduzido de pessoas em tratamento.

Acompanhe o Blog da Chris pelo Instagram.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Twitter