Blog da Chris

Eleições na OAB: candidato pede impugnação de chapa adversária.

Vânia Furtado e Elisabete Oliveira (Foto: cedida)

O advogado Luiz Carlos, apoiado pela atual presidente, Bárbara Paloma, impugnou a candidatura de sua opositora Vânia Furtado pelo simples fato de a advogada Elisabete Oliveira ser irmã de Neli Oliveira, funcionária da instituição há 27 anos.

Elisabete é candidata na chapa de Vânia ao cargo de tesoureira.

Em sua impugnação, Luiz Carlos diz estar “inconformado” com a candidatura de Elisabete, afirmando que se trata de uma “possível situação de nepotismo” e “abuso de poder”, configurando “obtenção de vantagem eleitoral ilícita”.  Ao final, requereu que fosse aplicada uma pena pecuniária “adequada à gravidade dos fatos” e a “cassação do registro da candidata” Elisabete Oliveira e da chapa Todos Juntos OAB, encabeçada por Vânia Furtado.

No entanto, conforme apurou o blog, dentre as causas de inelegibilidade não há qualquer previsão de parentesco com funcionários da OAB.  “Todas as causas de inelegibilidade estão previstas em lei, no regimento e nos provimentos da OAB. Nenhuma delas trata de relação familiar entre candidatos e colaboradores da instituição”, disse o advogado Cristiano Barros, membro da Comissão Especial de Direito Eleitoral do Conselho Federal da OAB, consultado pelo blog.

Da funcionária

Neli é funcionária da OAB Mossoró há quase três décadas, sendo uma pessoa muito querida e respeitada pela advocacia da região, tanto pela competência, quanto pelo trato cordial.

Após sua contratação, já passaram pela OAB os presidentes Vicente Venâncio, Tarcísio Jerônimo, Paulo Gameleira, Humberto Fernandes, Aldo Fernandes (apoiador de Luiz Carlos) Canindé Maia e Barbara Paloma (apoiadora de Luiz Carlos). Como podem comprovar, Neli já participou de diversas eleições com a mesma postura e seriedade, sem distinção e sem favorecimento a quem quer que seja, o que é de conhecimento de toda a classe.

A funcionária em questão exerce sua função com lisura, ocupando hoje a mesma posição quando da candidatura e eleição passada, que elegeu a advogada Bárbara Paloma, apoiadora da candidatura do senhor Luiz Carlos, como já citado a cima. É a mesma pessoa. O que mudou?

Seria mesmo preciso ter hoje uma irmã candidata para segurá-la no cargo que ocupa? E quem a segurou até hoje?

O ingresso de Elisabete na chapa de Vânia foi bastante comemorado pelos que a apoiam, pois se trata de uma advogada que conhece bem os trâmites administrativos da OAB e, assim como a irmã, é muito estimada pelos advogados e advogadas mossoroenses.

Elisabete é reconhecida como uma das maiores eleitoras nesse pleito e tem incomodado alguns de seus oponentes.

Nota da Chris:

Lamentável que uma eleição coloque em xeque a moral de uma funcionária comprometida e responsável. O blog da Chris, e sua editora, bacharel em Direito, Christianne Alves se solidariza com a servidora Neli Oliveira. Conhecemos sua moral, transparência e zelo com que sempre exerceu suas funções dentro dessa seccional.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Twitter