O problema envolvendo a licitação para recolhimento do lixo, que não aconteceu até agora, vem chamando a atenção de parte da sociedade civil e boa parte da imprensa local, mas um fato curioso é que ainda não chamou a atenção da bancada de oposição da Câmara Municipal de Mossoró.
Nobres vereadores de oposição, o que está faltando para os senhores abrirem uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), consoante previsto no art. 122 § 1º do Regimento Interno? Ressaltando que nem de votação precisa, necessita-se apenas das assinaturas de 1/3 dos vereadores.
Uma CEI precisa de três exigências para acontecer: 1- Um fato determinado; 2- um prazo estipulado pelos vereadores para concluir a investigação; e por último, 3- um terço de assinaturas dos vereadores da casa; ou seja, exatamente o número da bancada de oposição que tem na CMM.
Vale ressaltar que esse número de opositores sempre foi perseguido por todos aqueles que não estão do lado do Executivo. Então, o que está faltando senhores vereadores oposicionistas?
Lembramos bem que na administração passada os vereadores Genivan Vale e Tomaz Neto receberam denúncia de que a máquina que pesava o lixo estava quebrada, foram lá para averiguar, mas a entrada deles ao local não foi permitida, o que mostra que o recolhimento de lixo sempre foi um mistério em nosso município, e assim continua.
O Ministério Público, como órgão fiscalizador, deve apurar o que está acontecendo com esse contrato que envolve a limpeza urbana de nossa cidade. Muito dinheiro público envolvido e pouca – ou nenhuma – explicação.
Algo cheira mal…